Como criar uma rádio da comunidade

OCUPAR AS ONDAS

 

Democratizar as práticas sociais da comunicação é exercer o direito de produzir-se como cidadão no lugar onde vive, num diálogo permanente com o outro , produzindo suas falas, seus textos, suas imagens, seus conteúdos. Não é ampliar as opções de conteúdos a serem consumidos nos atuais jornais, revistas, rádios e TVs.

Para tanto, a comunidade deve criar e gerir seus veículos de transmissão de mensagens, ocupar as ondas de radiodifusão em sons e imagens, de baixa potência, através do sistema público instituído na Constituição de 1988, diferente dos sistemas estatal e privado. Essa é a principal estratégia de democratização da comunicação assumida pelas populações dos municípios baianos como militantes do FNDC-BA.

OCUPAR significa apropriar-se de modo coletivo das tecnologias de informação, mídia e comunicação e portarem enquanto sujeitos sociais de estratégias comunitárias de comunicação e de gestão urbana, democráticas nas ondas de rádio, na cidade/metrópole.

O FNDC-BA está organizando uma série de encontros das identidades sociais em movimentos, de mulheres, afrodescendentes; sindicais, estudantís; moradia e meio ambiente; sem-teto e sem-terra; dentre outros. Saiba como participar na página principal.

Venezuela propõe TV alternativa para a América Latina. Saiba mais.

Cartaz da Plenária, clique para ampliar.

A Plenária Sindical e Popular da Metrópole de Salvador, realizada em março de 2004, foi o ponto de partida desta estratégia de ocupação das ondas. Ao lado, cartaz do evento. Clique na imagem para ampliar.

 

 

 
FNDC-BA - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação - Comitê da Bahia © 2005 - Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução, desde que citada a fonte, com link para http://www.fndc-ba.ufba.br - fndc_ba@ufba.br
 
 
Desenvolvido por