Como criar uma rádio da comunidade

UFBA

http://www.portal.ufba.br/

 
Parceria entre UFBA e PMS vai qualificar o grafite

 

Acordo firmado ontem (2) entre UFBA e Prefeitura Municipal de Salvador (PMS) vai dar mais expressão à arte do grafite na capital baiana, com a realização do Projeto Salvador Grafita. O programa é voltado para a inclusão social de jovens, principalmente da periferia. Pelo acordo, a Escola de Belas Artes (EBA-UFBA) vai implantar um curso de extensão para qualificar os atuais grafiteiros e pichadores, abrindo espaço para maior valorização da arte do grafite e o resgate da auto-estima e identidade de uma camada marginalizada de jovens da cidade.

Em cerimônia na Sala dos Conselhos, com presença do reitor Naomar de Almeida Filho, do diretor da EBA, Roaleno Costa, e parte do secretariado municipal, o prefeito João Henrique Carneiro salientou que o projeto visa reverter os valores equivocados dos pichadores, em favor da arte de rua, engrandecendo assim o trabalho dos grafiteiros. A prefeitura realizará concurso envolvendo pichadores, com vistas à recuperação de algumas áreas degradadas, que serão embelezadas com grafites. Segundo o prefeito, já estão reservados 50 espaços na península itapagipana para o concurso, Os inscritos receberão "kits" com o material necessário à realização dos trabalhos. Comissão de artistas plásticos vai julgar as peças. Os vencedores terão participação no curso da Escola de Belas Artes ainda este mês, prevê Roaleno Costa.

Durante a solenidade, o reitor da UFBA destacou o empenho do prefeito, cuja administração, disse Naomar, está sendo marcada por prontas respostas aos anseios comunitários. Com esse projeto, Salvador deverá ser reconhecida nacionalmente também como a capital do grafite, apostou o reitor. Naomar salientou que as iniciativas da Universidade também na área cultural têm recebido significativo apoio da prefeitura. Em breve, disse ele, a instituição vai realizar mais uma atividade de ACC, “Estação Cultura”, que levará estudantes universitários para interagir com usuários das estações de transbordo da cidade. A pró-reitoria de Extensão e a Fundação Gregório de Mattos estão finalizando o projeto. Ao fim do evento, o reitor convidou o prefeito João Henrique para a inauguração do semáforo instalado em frente à Escola de Medicina Veterinária e da linha de ônibus exclusiva do campus universitário.

 

 
FNDC-BA - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação - Comitê da Bahia © 2005 - Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução, desde que citada a fonte, com link para http://www.fndc-ba.ufba.br - fndc_ba@ufba.br
 
 
Desenvolvido por